Quem passa o dia cuidado de tarefas domésticas precisa usar filtro solar, inclusive quando estiver dentro de casa. Nossa consultora médica, a dermatologista Dra. Ana Cristina Guimarães Martins, explica que em geral as residências são ambientes fechados com alta luminosidade e, nesse caso, ocorre a exposição direta à radiação solar, o que provoca alterações na cútis e aumenta o risco de câncer de pele, envelhecimento precoce, manchas e outros problemas.
Além disso, enquanto tratamos dos afazeres do lar, que não são poucos, precisamos sair ao ar livre muitas vezes, para retirar correspondência, atender a porta, recepcionar crianças na ida e na volta para a escola, fazer compras, passear com o animal de estimação, estender roupa, lavar o quintal…
Nessas situações, há exposição direta ao sol, mesmo que por pouco tempo, o que exige o uso do filtro, pois os danos causados pela radiação UV são cumulativos.
Você precisa usar todos os dias um filtro solar com FPS 30, no mínimo, adequado ao seu tipo de pele, até mesmo para ficar em casa. Não se esqueça de reaplicá-lo a cada quatro horas, ou menos, quando precisar cuidar de tarefas que façam suar excessivamente. Agindo assim, você previne o câncer melanoma e outros tumores cutâneos e mantém sua pele bonita e saudável por mais tempo.