Quais são as radiações emitidas pelo sol?

Compartilhar está publicação

O sol emite alguns tipos de radiação, cada qual com um efeito diferente sobre a pele:

  • Radiação infravermelha: responsável pela produção de calor.
  • Luz visível: toda a luz que enxergamos a olho nu.
  • Radiação ultravioleta A: constante ao longo do dia, penetra profundamente na pele, atravessa vidros, e é responsável pelo bronzeamento e pelo surgimento de manchas e rugas, além de poder provocar câncer de pele.
  • Radiação ultravioleta B: incide com mais intensidade das 10h às 16h, penetra mais superficialmente, provoca vermelhidão, queimaduras e pode causar câncer de pele.  
  • Radiação ultravioleta B: não atinge a superfície terrestre.

A proporção de radiação UV que alcança a superfície terrestre pode variar de acordo com a altitude, latitude, estação do ano, condições climáticas e ambientais.

A mesma radiação que, de forma benéfica, estimula a produção de vitamina D, pode induzir, além do envelhecimento, o câncer de pele.

Diferentes estudos mostram a correlação entre os raios UVA e UVB  e o desenvolvimento de carcinoma basocelular, carcinoma espinocelular e melanoma maligno.

A fotoproteção tem sido a maneira mais eficaz para prevenir esses efeitos maléficos.  Ao escolher o filtro solar, busque um produto adequado ao seu tipo de pele, que tenha boa eficácia e aspecto cosmético agradável.

Além disso, não se esqueça de combinar o uso do filtro solar com acessórios como chapéus, óculos e guarda-sol.  É importante reaplicar o produto a cada duas horas, ou sempre que houver contato com a água ou sudoreses excessiva.

 

 

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter