Pesquisar
Close this search box.

Prevenção, a melhor forma de combater o câncer de pele

Compartilhar está publicação

O câncer de pele é o tipo de câncer mais comum no Brasil, com 176 mil novos casos por ano, segundo o Instituto Nacional de Câncer (INCA). A exposição desprotegida ao sol é o principal fator de risco.

Podemos nos expor com os devidos cuidados, evitando queimaduras solares.  Os cuidados devem iniciar na infância, e se manter ao longo da vida. Devemos lembrar que o filtro solar com FPS 30, no mínimo, é um cuidado importante, mas não o único. Além do protetor, devemos usar chapéus de abas largas, óculos escuros, e evitar os horários de maior pico de radiação UV, das 10 às 16 horas.

 Pessoas que trabalham sob o sol, como carteiros, vendedores ambulantes e feirantes, precisam de atenção redobrada, assim como quem pratica várias atividades de lazer ao ar livre. Os trabalhadores devem usar roupas que cubram boa parte do corpo. O filtro solar deve ser reaplicado em média a cada 2 horas ou após sudorese intensa ou imersão em água.

E quando se deve desconfiar de câncer de pele?

 Feridas que não cicatrizam, lesões pigmentadas assimétricas, sinais com bordas irregulares, alteração de coloração ou crescimento de pintas já existentes podem ser sintomas da doença.  Histórico pessoal ou familiar de câncer de pele também são fatores de risco.

Caso perceba qualquer alteração em suas pintas e sinais, procure um médico para uma avaliação precisa. Uma vez por ano, em média, é importante consultar um especialista para um check-up com exame de dermatoscopia, que avalia a benignidade dos sinais existentes em nosso corpo. 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter