Pesquisar
Close this search box.

Melanoma Brasil inicia campanha contra o tipo mais agressivo de câncer de pele

Compartilhar está publicação

Maio é o mês internacional de combate à doença e ONG terá atividades para alertar a população sobre a importância da prevenção e do diagnóstico precoce

 

Maio é o mês internacional de combate ao melanoma, o tipo de câncer de pele mais agressivo e letal que existe. Para disseminar conhecimento sobre o tema, ressaltando a importância da prevenção e do diagnóstico precoce, o Instituto Melanoma Brasil aproveita o período para iniciar sua campanha anual com uma série de atividades. A iniciativa envolve ações de comunicação, palestras presenciais e online e conteúdo nas redes sociais.

Considerada uma das principais frentes do Instituto, a campanha de comunicação conta com duas abordagens: “Eu senti na pele” e “Eu protejo minha pele”. Em formato de ensaio fotográfico, ambas serão veiculadas em meios de comunicação de todo o Brasil e também nas redes sociais do Instituto. A primeira é estrelada por pacientes reais, já diagnosticados, compartilhando suas histórias e mensagens de alerta, como a dentista Luciana Fiorin Gimenez (foto). Já a segunda é um convite ao engajamento de todos para a proteção do maior órgão do corpo humano e traz a atriz global Flávia Alessandra como embaixadora. Além de Flávia, outras celebridades como a modelo plus size Fluvia Lacerda, e as atrizes Maya Ruiz e Fabi Bang também apóiam a causa.

“Esse movimento faz parte do nosso programa de comunicação e busca mostrar que devemos cuidar da pele durante o ano inteiro, até nas estações mais frias. Além disso, é fundamental para a prevenção da doença e ainda um diagnóstico precoce observar as pintas e manchas que aparecem”, explica Rebecca Montanheiro, presidente e fundadora do Melanoma Brasil.

Segundo informações do Instituto Nacional do Câncer (INCA), só no ano passado, a estimativa de novos casos foi de 5.670, sendo 3 mil em homens e 2.670 em mulheres. Por falta de informação, as pessoas não se preocupam e muitas delas nem imaginam que o câncer de pele pode matar. “Nosso objetivo é contribuir para reduzir o número de novos casos da doença, estimulando entre as pessoas o hábito da proteção da pele e também do autoexame. Queremos também nos tornar cada vez mais atuantes no acolhimento e apoio a pacientes em tratamento e seus familiares em todo o Brasil”, conclui Rebecca.

O câncer de pele é muito comum entre os brasileiros e, sozinho, apresenta mais casos no País do que os outros 17 tipos de tumores, segundo o INCA. O melanoma é um tipo de câncer de pele originado nos melanócitos – células que produzem a melanina, substância responsável pela cor da pele. O melanoma representa apenas 5% dos tumores malignos de pele, mas é o de maior gravidade e mortalidade devido a sua grande capacidade de produzir metástases – quando as células tumorais comprometem outros órgãos tais como fígado, pulmões e cérebro.

Outras atividades do Instituto incluem palestras online semanais, via fanpage do Melanoma Brasil no Facebook, esclarecendo dúvidas sobre a doença para o Grupo de Pacientes já cadastrados. No total serão quatro palestras com profissionais da saúde durante o mês. O tema também será levado para dentro das universidades. Debates médicos sobre prevenção, diagnóstico e tratamento clínico acontecerão em Curitiba, na Universidade Positivo, em 11 de maio. 

Parcerias – Por ser uma entidade sem fins lucrativos, o Instituto Melanoma Brasil conta com apoio de profissionais e empresas que atuam voluntariamente em prol da causa. Gustavo Arrais, fotógrafo conceituado por clicar as mais belas celebridades, é parceiro da ONG há dois anos. Ele é o responsável pelos ensaios fotográficos que estampam as campanhas anuais e conheceu o grupo após o diagnóstico de melanoma de sua mãe, que infelizmente faleceu no ano passado. Na época do tratamento, sua mãe precisava de um medicamento no qual o ciclo custava R$ 280 mil e enfrentava dificuldades para conseguir via convênio. Arrais entrou em contato com o grupo, via Facebook, e conseguiu o remédio com uma das pacientes, que tinha algumas caixas sobrando de um tratamento anterior. Desde então, o fotógrafo é responsável pelas campanhas, além de ajudar na divulgação do Instituto entre as personalidades que fotografa diariamente.

Outra parceria firmada foi com a KM 10 Sports, empresa de confecção de roupas esportivas tecnológicas, responsável por produzir e doar as camisetas usadas no ensaio. As peças oferecem proteção contra a radiação solar (FPS50+) e possuem tecnologia que permitem a alta absorção da transpiração, podendo ser usada tanto em dias quentes, como em dias frios, além de não causar odor. Outras peças também foram fabricadas e estão disponibilizadas para venda (clique AQUI), com baixo custo e valor revertido para o Melanoma Brasil.

 

Clique aqui para conferir a campanha completa e baixar as imagens em alta resolução: goo.gl/YhOqE2

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter