Chegamos a 2020! Ainda em tempo, aproveito para desejar um excelente ano, cheio de realizações, saúde e muitas alegrias. E que mais um ano possamos juntos, compartilhar bons momentos e muitas conquistas.
Nesta primeira edição da nossa newsletter, não poderia deixar de prestar uma homenagem a nossa querida Juliana Moro, vice-presidente do Melanoma Brasil e uma amiga irmã. O melanoma apareceu em nossas vidas, em momentos semelhantes, cada uma em seu cantinho, em sua rotina, com as surpresas e desdobramentos que a notícia traz. Ju e eu fomos pegas de surpresa com a notícia do melanoma, mas tudo isso também teve um lado bom. Nos uniu.
Foi na busca por informação e apoio que nos encontramos e nossas vidas se uniram por uma causa, por um sonho comum de ajudar o próximo e o desejo de mudar, de alguma forma, a realidade do melanoma na vida dos pacientes. E assim formamos o Instituto Melanoma Brasil, que conta com o apoio de tantas outras pessoas queridas.
Juliana tinha melanoma metastático, mas convivia com a doença e com as dificuldades como ninguém. Em meio a sua luta ela assumiu a vice-presidência da ONG e foi muito além.
Eu sempre dizia que a Ju era nossa cabeça criativa. A artista das ideias brilhantes. Aquela que acalmava a gente quando a correria e os prazos chegavam. Entre suas consultas, internações e exames, estava lá, pronta pra ajudar, pra escrever, pra criar novas campanhas e pra nos ensinar sobre a alegria de viver e desfrutar das pequenas coisas da vida.
Ela infelizmente nos deixou, mas venceu com louvor a sua luta. É duro de entender, mas olhamos para além do que é palpável para sentir o quanto esses seis anos foram especiais e cheios de graça e amor. Aprendemos, choramos, rimos e marcamos para sempre a nossa história.
Para ela, dedico os sonhos e planos que já começamos a concretizar para 2020. Com certeza, queremos e vamos fazer!
Janeiro começa cheio de informações e movimentos! Estamos no verão e é quando nossa atenção aos cuidados e aos sinais precisam ser redobradas.
Nesta edição falamos sobre consulta pública para avaliar a incorporação de terapias para o melanoma no SUS, sobre a campanha Verão Laranja, trazemos um resgate sobre os tipos de câncer de pele, entre outros assuntos.
Boa leitura!
Rebecca Montanheiro
Presidente do Instituto Melanoma Brasil