Como usar corretamente o protetor solar?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Vivemos num país tropical e ensolarado. Algumas regiões têm clima quente  durante o ano todo.  Portanto, é de suma importância o uso adequado do protetor solar.

Acredita-se que o dano causado pelo sol é de cerca de 80%  por efeito de raios UVB (mais intensos entre às 10 e 16 horas)  e 20% pelos raios UVA (incidentes o dia todo). A legislação da Europa e da ANVISA definiu a relação de 3:1 entre proteção UVB e UVA como limite para uma adequada proteção solar, ou seja, a relação entre FPS e PPD, ou FPUVA, o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA.

 

Recomenda-se o uso de um filtro solar com FPS 30, no mínimo. Devemos lembrar que a maioria das pessoas aplica uma quantidade de protetor solar inferior a 2 mg/cm2 , levando a uma menor proteção contra os raios solares. Na prática, fatores de proteção mais altos podem compensar a aplicação de quantidades inferiores do produto, sendo importantes para preservar a saúde e a beleza da pele.

 

De forma geral, usamos a regra da colher de chá para otimizar a quantidade do fotoprotetor, sendo:

  • 1 colher para rosto, pescoço e colo
  • 1 colher para membro superior direito e 1 para o esquerdo
  • 2 colheres para membro inferior direito e 2 para o esquerdo
  • 2 para a parta da frente e de trás do tronco

Devemos lembrar de, além de utilizar a quantidade correta, reaplicar o filtro solar em média a cada 2 horas e observar a data de validade. Ao usar um produto vencido, estamos sujeitos a queimaduras, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele
Blog

Andressa Gontijo

Uma pinta estranha no colo causou desconfiança na Andressa Gontijo, veterinária de 39 anos. Ela precisou percorrer um longo caminho até finalmente obter um diagnóstico

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X