Como usar corretamente o protetor solar?

Compartilhar está publicação

Vivemos num país tropical e ensolarado. Algumas regiões têm clima quente  durante o ano todo.  Portanto, é de suma importância o uso adequado do protetor solar.

Acredita-se que o dano causado pelo sol é de cerca de 80%  por efeito de raios UVB (mais intensos entre às 10 e 16 horas)  e 20% pelos raios UVA (incidentes o dia todo). A legislação da Europa e da ANVISA definiu a relação de 3:1 entre proteção UVB e UVA como limite para uma adequada proteção solar, ou seja, a relação entre FPS e PPD, ou FPUVA, o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA.

 

Recomenda-se o uso de um filtro solar com FPS 30, no mínimo. Devemos lembrar que a maioria das pessoas aplica uma quantidade de protetor solar inferior a 2 mg/cm2 , levando a uma menor proteção contra os raios solares. Na prática, fatores de proteção mais altos podem compensar a aplicação de quantidades inferiores do produto, sendo importantes para preservar a saúde e a beleza da pele.

 

De forma geral, usamos a regra da colher de chá para otimizar a quantidade do fotoprotetor, sendo:

  • 1 colher para rosto, pescoço e colo
  • 1 colher para membro superior direito e 1 para o esquerdo
  • 2 colheres para membro inferior direito e 2 para o esquerdo
  • 2 para a parta da frente e de trás do tronco

Devemos lembrar de, além de utilizar a quantidade correta, reaplicar o filtro solar em média a cada 2 horas e observar a data de validade. Ao usar um produto vencido, estamos sujeitos a queimaduras, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter