Como usar corretamente o protetor solar?

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Vivemos num país tropical e ensolarado. Algumas regiões têm clima quente  durante o ano todo.  Portanto, é de suma importância o uso adequado do protetor solar.

Acredita-se que o dano causado pelo sol é de cerca de 80%  por efeito de raios UVB (mais intensos entre às 10 e 16 horas)  e 20% pelos raios UVA (incidentes o dia todo). A legislação da Europa e da ANVISA definiu a relação de 3:1 entre proteção UVB e UVA como limite para uma adequada proteção solar, ou seja, a relação entre FPS e PPD, ou FPUVA, o parâmetro que avalia a proteção do produto contra a radiação UVA.

 

Recomenda-se o uso de um filtro solar com FPS 30, no mínimo. Devemos lembrar que a maioria das pessoas aplica uma quantidade de protetor solar inferior a 2 mg/cm2 , levando a uma menor proteção contra os raios solares. Na prática, fatores de proteção mais altos podem compensar a aplicação de quantidades inferiores do produto, sendo importantes para preservar a saúde e a beleza da pele.

 

De forma geral, usamos a regra da colher de chá para otimizar a quantidade do fotoprotetor, sendo:

  • 1 colher para rosto, pescoço e colo
  • 1 colher para membro superior direito e 1 para o esquerdo
  • 2 colheres para membro inferior direito e 2 para o esquerdo
  • 2 para a parta da frente e de trás do tronco

Devemos lembrar de, além de utilizar a quantidade correta, reaplicar o filtro solar em média a cada 2 horas e observar a data de validade. Ao usar um produto vencido, estamos sujeitos a queimaduras, envelhecimento precoce e o temido câncer de pele.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Rebecca Montanheiro

Na época do Natal, sete anos atrás, a relações-públicas Rebecca Montanheiro descobriu uma pinta que mudaria sua vida, e lançou a pedra fundamental do Instituto

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X