Como prevenir o câncer de pele?

Compartilhar está publicação

O câncer de pele é o mais prevalente no Brasil, sendo os mais comuns o carcinoma basocelular e o carcinoma espinocelular. O melanoma representa 5% dos casos, mas é o mais letal e perigoso.

A exposição à radiação solar é o principal fator de risco para o câncer de pele, que pode ser prevenido com medidas simples de fotoproteção. Além do câncer de pele, a proteção solar previne o envelhecimento cutâneo e o surgimento de manchas. Deve ser adotada desde a infância, com atenção especial aos tons de pele claros, mais sujeitas aos danos da radiação ultravioleta.

Além do protetor solar, é importante usar chapéus, óculos escuros e camisetas, preferencialmente com fator de proteção UV. Há diversos tipos de filtros solares, específicos para cada tipo de pele. Os produtos podem ser com ou sem cor, com vitaminas e agentes hidratantes, facilitando a adesão ao tratamento e oferecendo benefícios adicionais.

Uma consulta anual com o dermatologista ajuda a detectar mais cedo qualquer anormalidade. Pacientes com fatores de risco, tais como pele e olhos, cabelos claros estão mais susceptíveis a desenvolver tumores cutâneos. Pacientes com história pessoal e ou familiar da doença devem estar atentos a lesões pigmentadas e feridas que não cicatrizam.

rve cuidadosamente cada área do seu corpo (incluindo costas e toda parte posterior do corpo, couro cabeludo, unhas e plantas dos pés). Peça auxílio de um familiar, se necessário. Caso encontre um sinal com as características citadas acima, busque ajuda médica.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Cuidados com a pele das pessoas idosas

Segundo o IBGE, as pessoas idodas representam quase 15% da população brasileira.  O envelhecimento da pele é um processo comum e natural, que acompanha o

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2022 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X