Apesar de extremamente raro, crianças também podem ter melanoma e outros tipos de câncer de pele. Além disso, como a radiação solar é cumulativa, é importante iniciar as medidas de fotoproteção desde cedo. Nossa consultora médica responde oito dúvidas comuns.
- Crianças podem ter melanoma?
Sim, mas é raríssimo. O melanoma pediátrico representa menos de 1% dos casos. Mas isso não diminui a necessidade de iniciar as medidas fotoprotetoras o mais rapidamente possível, pelo contrário. Quanto mais cedo começarem a se proteger, menores os riscos de tumores cutâneos no futuro. E estudos comprovam que o uso de filtro solar na infância diminui em até 40% o risco de melanoma na idade adulta.
- Bebês podem usar filtro solar?
– Bebês com até seis meses não podem usar filtro solar. A proteção deve ser feita com barreiras físicas: chapéu, guarda-sol, roupas com proteção UV. Importante sair ao ar livre nos horários de radiação solar menos intensa: antes das 10 horas da manhã e após as 16 horas da tarde.
- A partir de que idade as crianças podem usar filtro solar?
As crianças podem usar filtro solar a partir dos seis meses. Assim, além das medidas descritas acima, devemos usar o fotoprotetor infantil, pois tem menor risco de alergia, já que a pele dos bebês é muito delicada.
- E para os adolescentes, qual a melhor opção de fotoprotetor?
Na adolescência, a atividade hormonal aumenta a oleosidade da pele. Nessa etapa, vale a pena optar por filtros solares oil free, ou seja, livres de óleo, para aplicar no rosto ou em áreas mais oleosas. Além de proteção, eles precisam de conscientização. Pais e professores explicar e reforçar a importância de reaplicar o produto algumas vezes por dia e usar óculos escuros, chapéus e outros métodos de proteção. Como passam muito tempo ao ar livre, em atividades esportivas, educacionais e de lazer, precisam ser conscientizados sobre os efeitos dos raios solares e a necessidade de proteger a pele.
- Crianças e adolescentes precisam de autoexame na pele?
Com certeza! Como nem sempre os menores conseguem fazer sozinhos, os pais precisam estar sempre de olho e conhecer bem suas pintas e sinais. Procure um especialista caso haja dúvidas ou encontre lesões que se enquadrem na Regra do
A – assimetria
B- Bordas irregulares
C- Coloração alterada
D- Diâmetro maior que 5 mm
E – Evolução. A lesão muda de forma ou tamanho.
Ao incorporarmos as medidas de filtro solar à rotina de nossos pequenos, elas serão facilmente assimiladas como um hábito para a vida toda, trazendo inúmeros benefícios. A prevenção é sempre a melhor opção!