Pesquisar
Close this search box.

Quais são as funções da pele?

Compartilhar está publicação

Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, e desempenha funções muito importantes? Saiba quais são.

PROTEÇÃO: protege nossos órgãos internos contra agentes externos de qualquer natureza, além de proteger imunologicamente.

TERMORREGULAÇÃO: controla a temperatura de nosso organismo.

PERCEPÇÃO: a pele é o órgão receptor sensitivo do calor, frio, dor e tato.

SECREÇÃO: a secreção sebácea evita a perda de água, pois o sebo tem propriedades antimicrobianas e contém substâncias precursoras da vitamina D.

Um importante aspecto da função de proteção é o obstáculo que a pele representa à ação da radiação ultravioleta. Isso ocorre graças à melanina, pigmento que dá cor à pele, responsável por absorver e difundir a radiação. A produção de melanina é determinada principalmente por fatores genéticos, que incluem as variações étnicas e algumas doenças como o albinismo; ambientais, que envolvem a quantidade de radiação presente no ambiente e, finalmente, hormonais. O MSH é o hormônio que promove o escurecimento da pele e a fotoproteção.

Quanto mais íntegra a pele estiver e menos danificada por agentes externos como produtos químicos, poluição e sol, mais protegidos estaremos. Devemos iniciar a fotoproteção o mais cedo possível, pois o dano da radiação ultravioleta na pele é cumulativo. Os bebês a partir de seis meses podem usar filtros solares infantis, apropriados para sua delicada pele, pois têm menor potencial de desencadear alergia aos nossos pequenos. Crianças, adolescentes e adultos devem usar filtro solar com FPS alto diariamente.

Além do uso de filtro solar, a hidratação adequada é fundamental para manutenção da função barreira. Mantenha a hidratação cutânea por meio de produtos específicos para seu tipo de pele. Não se esqueça de ingerir, pelo menos, dois litros de água todos os dias.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter