Transformando a dor em esperança

Compartilhar está publicação

Cerca de 5 mil novos casos de melanoma são descobertos no Brasil todos os anos, segundo dados do Instituto Nacional do Câncer (INCA). Seja no momento do diagnóstico ou durante o tratamento, o apoio da família é essencial para os pacientes que enfrentam a doença. Glauber Ferrari (foto) é um exemplo a ser seguido. Há menos de um ano, ele perdeu sua esposa, Flaviana Bolagnani, aos 42 anos, vítima de melanoma.

Quando Flaviana ficou doente, para garantir que o tratamento fosse realizado, foi preciso acionar as vias judiciais. Ferrari, que é advogado, se comprometeu, caso a ação fosse procedente, a doar o dinheiro que receberia de honorários advocatícios para instituições que atendessem a causa, como o Instituto Melanoma Brasil, da qual Flaviana fazia parte do Grupo de Apoio a Pacientes.

A ação foi ganha e Ferrari recebeu o dinheiro no último dia 26 de outubro, por coincidentemente, véspera de seu aniversário de 40 anos. O advogado dividiu o dinheiro entre três instituições e ainda teve outra ideia. Em sua página no Facebook, sugeriu aos amigos que o fossem parabenizar, que doassem pelo menos 10% de sua idade, ou seja, R$ 4 reais. Esse dinheiro seria doado ao Grupo em Defesa da Criança com Câncer (Grendacc). A ação foi um sucesso e sua promessa foi comprida. Ele conta ao Melanoma Brasil como tudo aconteceu, vejam:

Melanoma Brasil: Qual a importância do apoio da família para um paciente que enfrenta uma doença grave?

Glauber Ferrari: O apoio da família é fundamental. É indispensável desde para resolver as coisas mais simples, quanto as mais complexas, que porventura sobrecarregam o paciente. É muito importante que o foco da pessoa em tratamento seja somente sua saúde e recuperação. A família deve estar por perto e oferecer segurança, cuidado, muito carinho e momentos de total alegria. Manter o bom humor e a perspectiva de melhora, de cura são requisitos essenciais para que o familiar se sinta querido, amado e, sobretudo, amparado. Às vezes o silêncio e o simples ato de segurar na mão se transformam em atitudes de valor inestimável.

Melanoma Brasil: Como surgiu a ideia de trocar os parabéns por doações?

Glauber Ferrari: A ideia das doações surgiu quando me comprometi a doar o dinheiro que receberia de honorários advocatícios da ação judicial aberta para garantir o tratamento da minha esposa. Ganhamos a causa e o valor saiu na véspera do meu aniversário. Por conhecer as dificuldades enfrentadas por pacientes de câncer e profissionais de saúde envolvidos no tratamento, tive um alerta e decidi fazer algo a mais: empenhar outras pessoas a fazerem o bem também.

Melanoma Brasil: Qual foi a reação dos amigos? Muitos participaram?

Glauber Ferrari: A reação dos amigos e de muitas outras pessoas que não conheço foi muito positiva. Eles compraram a ideia e muitos fizeram doações de valores superiores ao que eu havia pedido. Fiquei bastante surpreso. O dinheiro dos honorários foi dividido entre três instituições o Grendacc, Creche Estrelinha do Oriente e Instituto Melanoma Brasil. E as doações de meu aniversário, doadas ao Grendacc.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

O tratamento cirúrgico pode ser realizado em todos os tipos de melanoma.
Notícias

Como é o tratamento cirúrgico do melanoma?

A cirurgia é um tratamento que pode ser utilizado em todos os tipos de melanoma. O tratamento cirúrgico do melanoma remove, além do tumor, uma

Blog

Pollyanna Weyll Fernandes

 Pollyanna Weyll, 32 anos, moradora do Rio de Janeiro (RJ), tem histórico familiar de câncer de pele. Aos 8 anos, perdeu a mãe em decorrência

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter