O que é um nevo melanocítico displásico?

Doutor:

Primeiramente, nevo displásico = nevo de Clark = nevo atípico. A palavra “melanocítico” significa que esta pinta possui o pigmento melanina na sua composição. Este nevo pode ser juncional ou composto, dependendo das camadas da pele em que a pinta está localizada. 

Este é um resultado com que frequentemente nos deparamos quando é feita a biópsia de uma pinta suspeita de melanoma. 

O nevo displásico é sempre benigno e ele NÃO é considerado um precursor do melanoma. Este tipo de pinta apresenta células irregulares mas que não são malignas. Entretanto, a aparência visual do nevo displásico pode se confundir com a do melanoma, por isso, muita atenção deve ser dada aos nevos displásicos!

A importância maior é que pessoas com nevos displásicos são pessoas com risco maior para desenvolvimento de melanoma ao longo de suas vidas. Caso esta pessoa possua familiares com melanoma, esse risco aumenta ainda mais! Além disso, quanto maior a quantidade de nevos displásicos a pessoa tiver, o risco de desenvolver melanoma aumenta também!

Hoje em dia, o nevo displásico é considerado um marcador tumoral. Ou seja, quem tem, tem risco aumentado de ter um melanoma. 

Portanto, pessoas que já tiveram o diagnóstico de nevo displásico têm que realizar um acompanhamento médico periódico de sua pele e pintas! A frequência do acompanhamento deverá ser informada pelo médico que lhe examina. 

Até a próxima pergunta!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino.

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter