Editorial – Newsletter Outubro 2018

Compartilhar está publicação

Outubro é um mês especial e cheio de atividades voltadas ao tema do câncer no Brasil e no mundo. O Outubro Rosa é uma grande oportunidade de despertar um olhar sensível e de atenção sobre o câncer de mama. Organizações de todo o País se mobilizam para promover o tema e contribuir para que mulheres tenham cada vez mais um diagnóstico precoce.

Mas Outubro também é um mês especial para os pequenos, o mês da criança. Há muito tempo pensávamos em dedicar um tempo para falar sobre eles, numa linguagem mais lúdica e de atenção para a prevenção do melanoma na infância, principal arma contra a doença. E foi assim que voltamos nossa atenção para as crianças, com vários materiais e informações para pais, professores, familiares e, porque não, os protagonistas: crianças e adolescentes.

O melanoma é um câncer pouco frequente na infância, mas ainda assim, elas não estão livres. É dever dos pais incluir na educação e no cuidado de seus filhos hábitos preventivos de fotoproteção. É também um ato de amor e doação.

Estudos e estimativas indicam que 80% de toda radiação solar recebida durante toda a vida ocorre nos primeiros 18 anos de idade. Isso se deve ao fato de as crianças realizarem muitas atividades ao ar livre e nem sempre utilizarem medidas de fotoproteção. Porém, com pais informados e atuantes, podemos reverter essa situação. Claro que criança tem que ser criança. Brincar, correr, se sujar, mas esperamos inspirar vocês que já são pais e os que ainda serão, a estarem atentos a esse cuidado constante e permanente que certamente contribuirá para o futuro de seus filhos com mais saúde, pele saudável e sem melanoma.

Para falar sobre o tema, convidamos a Dra Marina Sahade, médica oncologista do Hospital Sírio Libanês e membro do nosso Comitê Científico. Temos também um “Eu senti na pele” para lá de especial. Compartilhamos a linda história do querido Christian, um adolescente que vivenciou a descoberta de um melanoma, mas que viu em tudo que passou uma oportunidade de seguir em frente em busca dos seus sonhos.

Um feliz mês das crianças cheio de amor e cuidado!

Rebecca Montanheiro

Presidente do Instituto Melanoma Brasil

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos.
Eu Senti na Pele

Ana Luiza Penha

  A administradora Ana Luiza Penha viveu o desafio de descobrir um melanoma extensivo superficial com apenas 23 anos. Veja o que ela conta sobre

Eu Senti na Pele

Isabella Xavier

Isabella Xavier notou que uma pinta parecia inflamada, mas nunca imaginou que pudesse ser um melanoma invasivo. Estudante de Medicina, ela conhecia bem a doença

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter