Cuidados com os cabelos no verão

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Assim como a pele, os cabelos precisam de cuidados especiais no verão, pois o sol também tem efeitos sobre os fios.  Vento,  poluição, ar-condicionado,  piscina e  praia (mar e areia) também podem interferir na saúde e beleza das madeixas.

Quais cuidados devemos tomar na época mais quente do ano?

A radiação UV causa danos estruturais aos fios, deixando-os ásperos e quebradiços. Nos dias de muita exposição solar, é importante usar produtos capilares com FPS, com ceramidas e antioxidantes, pois a água do mar e piscina ressecam muito os fios. O chapéu é uma ótima proteção extra.

Nos dias em que houver banho de mar ou piscina,  para remover cloro e sal devemos utilizar água doce e, uma vez por semana, um xampu antirresíduos, seguido de uma máscara nutritiva. Mas este tipo de xampu deve ser evitado por quem tem escova progressiva ou tintura, pois remove a química. Ao mergulhar, dar preferência a máscaras capilares com filtro solar, pois protegem os fios e os tratam.

Os cabelos loiros devem ser protegidos com produtos específicos que blindam o fio, protegendo dos danos e evitando que fique com tom esverdeado após a piscina. Esse “esverdeamento”, aliás, se deve à combinação do sol e do sulfato de cobre, produto adicionado ao cloro no tratamento da água. O sulfato de cobre tem tonalidade azul e reage com o tom amarelo dos fios, alterando a sua coloração. Neste caso o ideal é proteger os cabelos com condicionador sem enxágue (leave in), pois forma uma barreira de proteínas ao redor da haste do fio. Deve-se evitar piscina nos primeiros 15 dias após fazer coloração.

Quanto á hidratação, o ideal é fazer uma vez por semana em casa e uma vez ao mês no salão de beleza. Podem ser usados também o óleo finalizador e creme de pentear. O creme de pentear protege os fios, tanto os lisos quanto os crespos.

Os cuidados se mantêm na hora do banho. Não devemos lavar os cabelos com água muito quente, apenas  água fria e morna. O condicionador precisa ser totalmente removido, e é indicado não usar o produto na raiz, pois aumenta a oleosidade. Evite prender os cabelos enquanto úmidos, pois aumenta o risco de quebra e aparecimento de dermatites.

 Ao fazer uma escova, opte pelos produtos termoativados para proteção e hidratação dos fios. Os cabelos secos precisam de produtos hidratantes, como óleos de frutas, castanhas, abacate, manteiga de karité. Já os cabelos fracos necessitam de proteínas, e o corte de pontas deve ser a cada três meses.

Vamos curtir o verão, cuidando da pele e dos cabelos!

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Rebecca Montanheiro

Na época do Natal, sete anos atrás, a relações-públicas Rebecca Montanheiro descobriu uma pinta que mudaria sua vida, e lançou a pedra fundamental do Instituto

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X