Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Hoje vamos falar um pouco sobre a pele, que é o maior órgão de nosso corpo. Num indivíduo de estatura mediana ela ocupa uma área de cerca de 1,7m2 e corresponde a 16% da massa corporal.

Nossa pele é o nosso cartão de visitas, e sua aparência pode nos dar dicas sobre a saúde em geral e nosso emocional.

Mas, quais são as funções da pele?

– proteção dos órgãos internos

– regular a temperatura corporal

– sensações de calor, frio, pressão , dor e tato

Apesar de ser o maior órgão do corpo humano onde qualquer alteração pode ser vista a olho nu, muitas vezes a pele é negligenciada pelas pessoas, que não se importam com uma pequena mancha que tenha surgido. Além disso muitas pessoas não seguem as orientações sobre horários de exposição solar, bem como o uso dos filtros solares.

A prevenção ao câncer de pele é primordial! Devemos proteger nossa pele da agressão da radiação ultravioleta, usando filtros solares, na quantidade certa e exposição nos horários adequados. Também devemos ficar atentos a manchas novas que não melhoram, ou “pintas”antigas que sofrem alterações na simetria, bordos, cor e tamanho.

Pele bonita é pele saudável.

Boa semana.

QUESTÃO DE PELE – por Dra. Ana Cristina Guimarães Martins, Dermatologista e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Não é só o paciente que sente na pele o melanoma. A médica Camilla Oliari conta como a história de sua avó, Dona Yvone, paciente de melanoma metastático, modificou sua vida e suas escolhas.
Blog

Camilla Oliari

Como sempre falamos aqui, não é apenas o paciente que sente o melanoma na pele. Aos 9 anos, Camilla Oliari viveu a difícil experiência de

Tereza de Fátima e Silva descobriu o melanoma em estágio inicial.
Blog

Tereza de Fátima e Silva

A Tereza de Fátima e Silva vive em São Bento do Sapucaí, no interior e São Paulo, e trabalha como costureira. Alguns anos atrás, ela

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2021 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X