Compartilhar está publicação

Hoje vamos falar um pouco sobre a pele, que é o maior órgão de nosso corpo. Num indivíduo de estatura mediana ela ocupa uma área de cerca de 1,7m2 e corresponde a 16% da massa corporal.

Nossa pele é o nosso cartão de visitas, e sua aparência pode nos dar dicas sobre a saúde em geral e nosso emocional.

Mas, quais são as funções da pele?

– proteção dos órgãos internos

– regular a temperatura corporal

– sensações de calor, frio, pressão , dor e tato

Apesar de ser o maior órgão do corpo humano onde qualquer alteração pode ser vista a olho nu, muitas vezes a pele é negligenciada pelas pessoas, que não se importam com uma pequena mancha que tenha surgido. Além disso muitas pessoas não seguem as orientações sobre horários de exposição solar, bem como o uso dos filtros solares.

A prevenção ao câncer de pele é primordial! Devemos proteger nossa pele da agressão da radiação ultravioleta, usando filtros solares, na quantidade certa e exposição nos horários adequados. Também devemos ficar atentos a manchas novas que não melhoram, ou “pintas”antigas que sofrem alterações na simetria, bordos, cor e tamanho.

Pele bonita é pele saudável.

Boa semana.

QUESTÃO DE PELE – por Dra. Ana Cristina Guimarães Martins, Dermatologista e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Carine Santa a e sua filha, MAria Clara, paciente de melanoma
Eu Senti na Pele

Carine Santana

Carine Santana, 28 anos, de Vitória (ES),  nunca tinha ouvido falar em melanoma. Foi uma grande surpresa para quando Maria Clara, sua filha de 8

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2023 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

Faça sua doação!

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter