Como participar da consulta pública sobre novos medicamentos para melanoma?

Você sabia que a Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec) abriu uma consulta pública sobre a proposta de incorporação da terapia alvo e imunoterapia ao SUS, para tratamento de primeira linha do melanoma metastático avançado e não cirúrgico?

A Conitec já emitiu um relatório preliminar não favorável à incorporação desses medicamentos, que comprovadamente podem elevar a sobrevivência e melhorar a qualidade de vida dos pacientes. A participação popular se faz imprescindível para mostrar como a incorporação das drogas é importante e benéfica para os pacientes.

Como contribuir? 

Após ler o relatório técnico sobre os medicamentos, disponíveis no site da Conitec, os cidadãos podem emitir suas sugestões e comentários. A participação está aberta a todos os interessados, independentemente de serem pacientes de melanoma.

Em seguida, as considerações devem ser inseridas no formulário eletrônico disponível em http://formsus.datasus.gov.br/site/formulario.php?id_aplicacao=53029.

Para contribuir a favor da incorporação dos novos medicamentos o participante deverá marcar a opção DISCORDO do relatório preliminar da Conitec, já que o documento não recomendava a incorporação.

A consulta pública ficará disponível até o dia 21 de janeiro. Contamos com a participação de nossos seguidores e demais cidadãos e cidadãs do nosso país. Juntos, podemos mudar a realidade do tratamento de melanoma no SUS!

*Texto preparado pelos nossos consultores jurídicos, os advogados Carla Gil Fernandes e Everson Fernandes Filho

Deixe um comentário

Esse site utiliza o Akismet para reduzir spam. Aprenda como seus dados de comentários são processados.