Ex-miss universo desmistifica tratamento de melanoma metastático nas redes sociais

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

A portorriquenha Dayanara Torres, 45 anos, eleita miss Universo em 1993, usou seu Instagram recentemente para comentar sobre o tratamento de melanoma metastático pelo qual está passando. A atriz e modelo tem 1,3 milhão de seguidores na mídia social.

Em postagem do último dia 4, Dayanara, que está em um hospital, com aparência tranquila e feliz, conta que fez duas cirurgias e que o tratamento está previsto para terminar em março de 2020. O diagnóstico da doença ocorreu em 2019.

“É muito importante que figuras públicas falem abertamente sobre suas enfermidades, o que ajuda a ampliar a conscientização e a derrubar preconceitos”, afirma Rebecca Montanheiro, presidente do Instituto Melanoma Brasil.

O melanoma é o tipo de câncer de pele mais grave, pois pode se espalhar para outros órgãos (metástase) e levar à morte. Por isso, é importante que todos estejam atentos a sinais que possam levar a um diagnóstico precoce, como aparecimento de manchas e pintas dolorosas, assimétricas e que sangram – além do autoexame, é fundamental que um médico especialista seja consultado.

A prevenção ao melanoma e a todos os tipos de câncer de pele deve ser feita ao longo de toda a vida, o que envolve usar protetor solar todos os dias, vestir roupas adequadas e chapéus e evitar exposição ao sol (principalmente das 10h às 16h). Neste mês, é realizado em todo o Brasil o Dezembro Laranja, campanha da Sociedade Brasileira de Dermatologia que reforça a divulgação sobre os cuidados com a pele.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Saiba mais sobre a mutação no gene BRAF

Quase 50% dos casos de melanoma têm mutação do gene BRAF. Primeiramente, cabe esclarecer que todo câncer nasce a partir de alterações sucessivas do material

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X