Fatores climáticos e ambientais que afetam a pele

Fatores climáticos e ambientais que afetam a pele

Compartilhar está publicação

Share on whatsapp
Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Fatores externos relacionados ao clima e ao ambiente podem prejudicar a pele. Conheça alguns:

Clima

Em primeiro lugar, o clima e as temperaturas extremas interferem diretamente na saúde da pele. Temperaturas muito baixas podem provocar ressecamento, pois diminuem a atividade das glândulas sebáceas, além de favorecer a dermatite atópica. Já o clima úmido e quente, por sua vez, estimula as glândulas sudoríparas, aumentando a oleosidade e favorecendo o surgimento da acne. Altas temperaturas também aumentam o risco de queimaduras solares, manchas e podem desencadear rosácea e outras doenças.

Poluição

A poluição atmosférica facilita a ação dos radicais livres, danifica as células e leva à degradação do colágeno, substância que dá sustentação à pele. Consequentemente, a pele fica opaca, flácida, ressecada, e ganha precocemente um aspecto envelhecido, com manchas amarronzadas, vasos e rugas.

Luz visível

A luz visível é a luz que podemos enxergar a olho nu. Emana com o sol, com as lâmpadas artificiais, com celulares, tablets e outros equipamentos eletrônicos. Embora bem  menos perigosa e intensa do que a radiação ultravioleta, a luz visível penetra profundamente na pele, podendo acelerar o processo de envelhecimento, provocar manchas e problemas de pigmentação, como o melasma.

Radiação ultravioleta

A radiação ultravioleta é emitida pelo sol e está dividida em dois tipos. A radiação ultravioleta A é constante ao longo do dia, penetra profundamente na pele, atravessa vidros, e é responsável pelo bronzeamento e pelo surgimento de manchas e rugas, além de poder provocar câncer de pele. Já a radiação ultravioleta B incide com mais intensidade das 10h às 16h, penetra mais superficialmente, provoca vermelhidão, queimaduras e também pode causar câncer de pele.  

Radiação infravermelha

Presente em tudo que produz calor, atravessa todas as camadas da pele e interfere na produção de colágeno, podendo causar envelhecimento precoce.

 

Como proteger a pele?

Embora não seja possível interferir em boa parte desses fatores, há cuidados que podemos tomar para manter a pele saudável e bonita por mais tempo: manter uma dieta balanceada, evitar o tabagismo e caprichar na hidratação por dentro (bebendo pelo menos dois litros de água diariamente) e por fora (aplicando hidratantes).

O uso de filtro solar com FPS 30, no mínimo, também não pode ficar de fora da rotina, pois ainda é a melhor estratégia de proteção contra os efeitos da radiação ultravioleta e da luz visível, prevenindo o melanoma e outros tipos de câncer de pele.

Não se esqueça de usar o filtro todos os dias, inclusive quando estiver frio ou nublado, e de reaplicar o produto constantemente, conforme a intensidade e a duração da exposição solar. Na hora de escolher,  prefira produtos com proteção UVA e UVB, com a textura que mais de adapta à sua pele.

 Filtros com coloração são muito bem-vindos. Protegem de forma bastante eficaz e podem até substituir a base usada na maquiagem. São a melhor proteção contra os efeitos da luz visível. Vale a pena usá-los até dentro de casa!

Por fim, para proteger a pele dos efeitos da poluição, do suor e do ar condicionado, precisamos higienizá-la adequadamente. O rosto deve ser lavado com um sabonete apropriado duas vezes ao dia: de manhã e À noite. Ao usar maquiagem, esta deve ser aplicada acima do filtro solar. À noite, antes de lavar o rosto, remova o excesso de maquiagem  com uma loção de limpeza ou água micelar.

 

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Blog

Saiba mais sobre a mutação no gene BRAF

Quase 50% dos casos de melanoma têm mutação do gene BRAF. Primeiramente, cabe esclarecer que todo câncer nasce a partir de alterações sucessivas do material

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2020 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter

X