Pesquisar
Close this search box.

Como a terapia-alvo funciona para tratamento do melanoma?

Como a terapia-alvo pode combater o melanoma?

Compartilhar está publicação

A terapia-alvo desponta para tratamento do melanoma entre as recentes e promissoras alternativas terapêuticas para a neoplasia. Enquanto a quimioterapia padrão ataca as células de todo o organismo (cancerosas e saudáveis), as terapias-alvo atacam de maneira certeira apenas as moléculas que sustentam as células doentes, diminuindo a destruição de células saudáveis e provocando inclusive efeitos colaterais menos intensos.

Alterações anormais nos genes (mutações) desempenham um papel importante no surgimento do melanoma e progressão da doença. Quase metade dos casos apresenta alterações no gene BRAF, que faz as células tumorais crescerem e se multiplicarem mais rapidamente. Mas ainda existem outros genes que podem sofrer mutações, como NRAS, c-KIT ou GNAQ, por exemplo. Biópsia e exames moleculares específicos ajudam a identificar corretamente o gene afetado, o que é essencial para que o especialista determine a terapia mais eficaz a ser aplicada. Atualmente, a terapia-alvo para tratamento do melanoma conta com opções para as mutações no gene BRAF. Os tratamentos para outras mutações ainda estão em fase experimental.

Inibidores de BRAF e MEK

Utilizados usualmente em combinações (Vemurafenibe e Cobimetinibe / Dabrafenibe e Trametinibe / Encorafenibe e Binimetinibe). São empregados quando o melanoma avançado (que não pode ser removido cirurgicamente) tem a mutação V600E ou V600K no gene BRAF. A combinação de dabrafenibe e trametinibe também pode ser utilizada como preventiva (adjuvante) em pacientes submetidos à cirurgia, mas que apresentam alto risco de recidiva.

Administrados como comprimidos ou cápsulas via oral, essas drogas retardam ou reduzem o crescimento do tumor, e podem resultar em respostas também prolongadas, além de elevada taxa de redução do tumor metastático.

Dentre os efeitos colaterais comuns são observados: espessamento da pele, erupção cutânea, sensibilidade ao sol, dor de cabeça, febre, dor nas articulações, fadiga, perda de cabelo e náuseas. Efeitos colaterais menos comuns, porém mais severos, são problemas cardíacos, problemas hepáticos, insuficiência renal, reações alérgicas, problemas na pele, problemas oculares, hemorragias e aumento dos níveis de açúcar no sangue.

Combinação de drogas

A combinação de drogas pode ser uma opção. A combinação de inibidores de BRAF e MEK pode ser recomendada para melanomas impossíveis de remover cirurgicamente ou que tenham mutação V600E ou V600K no gene BRAF.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter