Outubro é um mês especial e cheio de atividades voltadas ao tema do câncer no Brasil e no mundo. O Outubro Rosa é uma grande oportunidade de despertar um olhar sensível e de atenção sobre o câncer de mama. Organizações de todo o País se mobilizam para promover o tema e contribuir para que mulheres tenham cada vez mais um diagnóstico precoce.

Mas Outubro também é um mês especial para os pequenos, o mês da criança. Há muito tempo pensávamos em dedicar um tempo para falar sobre eles, numa linguagem mais lúdica e de atenção para a prevenção do melanoma na infância, principal arma contra a doença. E foi assim que voltamos nossa atenção para as crianças, com vários materiais e informações para pais, professores, familiares e, porque não, os protagonistas: crianças e adolescentes.

O melanoma é um câncer pouco frequente na infância, mas ainda assim, elas não estão livres. É dever dos pais incluir na educação e no cuidado de seus filhos hábitos preventivos de fotoproteção. É também um ato de amor e doação.

Estudos e estimativas indicam que 80% de toda radiação solar recebida durante toda a vida ocorre nos primeiros 18 anos de idade. Isso se deve ao fato de as crianças realizarem muitas atividades ao ar livre e nem sempre utilizarem medidas de fotoproteção. Porém, com pais informados e atuantes, podemos reverter essa situação. Claro que criança tem que ser criança. Brincar, correr, se sujar, mas esperamos inspirar vocês que já são pais e os que ainda serão, a estarem atentos a esse cuidado constante e permanente que certamente contribuirá para o futuro de seus filhos com mais saúde, pele saudável e sem melanoma.

Para falar sobre o tema, convidamos a Dra Marina Sahade, médica oncologista do Hospital Sírio Libanês e membro do nosso Comitê Científico. Temos também um “Eu senti na pele” para lá de especial. Compartilhamos a linda história do querido Christian, um adolescente que vivenciou a descoberta de um melanoma, mas que viu em tudo que passou uma oportunidade de seguir em frente em busca dos seus sonhos.

Um feliz mês das crianças cheio de amor e cuidado!

Rebecca Montanheiro

Presidente do Instituto Melanoma Brasil