Como já sabemos, o câncer é uma doença que tem como característica a multiplicação das células de um determinado órgão, que cresce de maneira desordenada e descontrolada, culminando na formação de nódulos e massas. As causas da doença são multifatoriais, o que significa que até pode haver questões hereditárias, mas cerca de 80% dos casos de câncer estão ligados em fatores, como tabagismo, sedentarismo, exposição aos raios solares e, claro, as escolhas alimentares.

Como muitos tipos de câncer são decorrentes do excesso de peso, mantê-lo dentro da faixa indicada para a sua altura é o primeiro cuidado que se deve ter. Infelizmente, não existe nenhum alimento com poder de cura, mas é fundamental que a pessoa siga uma dieta saudável com no mínimo cinco refeições moderadas. Enquanto alguns alimentos ajudam a proteger o corpo contra a doença, outros aumentam o risco de desenvolvê-la. Confira algumas dicas do que você deve apostar e quais atitudes deve abolir para evitar o aparecimento de tumores:

COMO DEVEM SER AS REFEIÇÕES:

- Conter alimentos integrais, frutas, hortaliças e grãos. O tempo entre as refeições não deve ser menor do que duas horas e maior do que quatro.

- Prefira as carnes brancas (peixe e frango) às vermelhas. Principalmente os peixes oleosos. Já os vegetarianos podem obter esse tipo de gordura de fontes vegetais, como nozes e sementes de linhaça.

- Hortaliças e frutas devem ser consumidas em abundância. Coma de oito a nove porções por dia e aposte na variedade.

- Consuma bebidas que contenham polifenóis, presentes no chá verde e na uva, por exemplo.

- Gorduras monoinsaturadas reduzem a incidência de tumores. Elas varrem o colesterol da corrente sanguínea diminuindo o seu índice e aumentando seu efeito protetor. Azeite de oliva e abacate são dois bons exemplos de fontes dessa gordura. 

3 EFEITOS MALIGNOS:

1 - Torrar a carne, principalmente do churrasco. O calor intenso e o maior tempo de exposição produzem compostos químicos com alto potencial cancerígeno.

2 - Consumir bebidas muito quentes, como café ou chimarrão. A alta temperatura, a ponto de queimar o esôfago, aumenta a proliferação das células, provocando alterações que podem levar ao câncer.

3 - Cozinhar verduras e legumes. Isso retira os nutrientes dos alimentos. O ideal é ingeri-los crus ou, no máximo, cozidos no vapor.

7 DICAS PARA AFASTAR O PROBLEMA:

1 - Pratique pelo menos 30 minutos de caminhada todos os dias. A atividade física ajuda a manter o peso saudável, já que a obesidade é um dos fatores de maior risco para o surgimento de tumores.

2 - Reduza o consumo de carne vermelha. A porção não deve ultrapassar 500 gramas por semana.

3 - Evite alimentos processados, defumados e ricos em gorduras. As carnes defumadas têm conservantes que podem se transformar em compostos cancerígenos.

4 - Aumente a ingestão de frutas. Elas são ricas em vitaminas, minerais e outros nutrientes que têm um efeito protetor em nosso organismo.

5 - Evite bebidas alcoólicas, já que há uma associação entre o consumo delas e alguns tipos de tumores.

6 - Use sal e açúcar com moderação. Isso evita o aparecimento de novos problemas de saúde.

7 - Prefira produtos orgânicos, sem agrotóxicos. O uso de produtos químicos para controlar pragas, pode desencadear a formação de células cancerosas.

Fonte: Pense Leve