Você sabia que a pele é o maior órgão do corpo humano, e desempenha funções muito importantes? Saiba quais são.

PROTEÇÃO: protege nossos órgãos internos contra agentes externos de qualquer natureza, além de proteger imunologicamente.

TERMORREGULAÇÃO: controla a temperatura de nosso organismo.

PERCEPÇÃO: a pele é o órgão receptor sensitivo do calor, frio, dor e tato.

SECREÇÃO: a secreção sebácea evita a perda de água, pois o sebo tem propriedades antimicrobianas e contém substâncias precursoras da vitamina D.

Um importante aspecto da função de proteção é o obstáculo que a pele representa à ação da radiação ultravioleta. Isso ocorre graças à melanina, pigmento que dá cor à pele, responsável por absorver e difundir a radiação. A produção de melanina é determinada principalmente por fatores genéticos, que incluem as variações étnicas e algumas doenças como o albinismo; ambientais, que envolvem a quantidade de radiação presente no ambiente e, finalmente, hormonais. O MSH é o hormônio que promove o escurecimento da pele e a fotoproteção.

Quanto mais íntegra a pele estiver e menos danificada por agentes externos como produtos químicos, poluição e sol, mais protegidos estaremos. Devemos iniciar a fotoproteção o mais cedo possível, pois o dano da radiação ultravioleta na pele é cumulativo. Os bebês a partir de seis meses podem usar filtros solares infantis, apropriados para sua delicada pele, pois têm menor potencial de desencadear alergia aos nossos pequenos. Crianças, adolescentes e adultos devem usar filtro solar com FPS alto diariamente.

Além do uso de filtro solar, a hidratação adequada é fundamental para manutenção da função barreira. Mantenha a hidratação cutânea por meio de produtos específicos para seu tipo de pele. Não se esqueça de ingerir, pelo menos, dois litros de água todos os dias.