Vamos falar sobre “Juntos Contra o Melanoma”?

 Quem nos acompanha conhece a nossa história e nossa luta para orientar e oferecer informações sobre o melanoma aos pacientes e seus familiares. Juntos, dia após dia, unimos esforços, pessoas (e como tem gente lutando pela nossa causa), ideias e sonhos. Na semana passada, demos mais um passo importante e, a convite do Dr. Elimar Gomes, dermatologista e um dos maiores parceiros do Instituto Melanoma Brasil, participamos da primeira iniciativa do Juntos Contra o Melanoma. Criado pelo Grupo Brasileiro de Melanoma (GBM), o programa busca incentivar o diagnóstico precoce por meio da orientação de profissionais, como cabeleireiros, podológos e tatuadores, entre outros, que por estarem em contato com a pele de seus clientes, podem desempenhar papel importante na detecção da doença.

A ação aconteceu em São Paulo (SP) e contou com a realização de três workshops gratuitos. No primeiro dia, dois painéis foram dedicados aos profissionais da beleza com os temas: “Você consegue encontrar um melanoma no couro cabeludo”, “Um alerta sobre o perigo do melanoma palmo-plantar e ungueal” e “Nunca esconda um melanoma com uma tatuagem”. Todos eles foram ministrados por médicos integrantes do GBM, como dermatologistas, oncologistas, patologistas e psicólogos.  Foi emocionante ver pessoas tão engajadas em aprender sobre o melanoma e de como sugerir o encaminhamento médico ao identificar uma pinta ou mancha suspeita em seus clientes.

O segundo e último dia de atividades, contou com um workshop aberto ao público em geral. Desta vez, a equipe de médicos do GBM e nós apresentamos informações completas, e com linguagem super acessível, sobre o melanoma. Formas de prevenção, como é feito o diagnóstico, quais os medicamentos e tratamentos existentes foram explicados e debatidos com uma plateia ávida por informações. Destacamos também a importância da atuação dos grupos de apoio aos pacientes. E por falar em pacientes, contamos com a grata participação de membros do nosso grupo de apoio lá. Que orgulho ver que muitos deles se tornaram grandes amigos, os quais chamamos carinhosamente de amigos de pinta. São laços de carinho e reciprocidade construídos que auxiliam na jornada de cada um contra a doença.

Era nítida a alegria estampada no rosto de todos que se dedicaram para o evento acontecer. O brilho no olhar do profissional que saiu de lá consciente de que com apenas um simples ato, pode salvar vidas. Isso sem contar na energia positiva e esperança renovada dos pacientes e seus familiares. E os médicos, o que dizer desses seres iluminados que passam a maior parte de seus dias estudando e buscando os melhores tratamentos para que seus pacientes sejam curados e tenham qualidade de vida?

Gratidão resume que vivemos e sentimos na semana passada. Foram dias corridos, daqueles em que não conseguimos nem perceber que as horas estão voando. Mas foram dias maravilhosos, de troca, de empenho e de uma causa em que acreditamos.

Sai fortalecida, cheia de forças e com certeza de que podemos e vamos fazer muito mais.  Estamos no caminho certo e vamos muito além! O Juntos Contra o Melanoma plantou uma sementinha. É nosso dever fazê-la crescer e se transformar em uma linda e robusta árvore, cheia de flores e frutos.

Contem com a gente, pois juntos somos mais fortes!

Rebecca Montanheiro

Presidente / Instituto Melanoma Brasil