MELANOMA

Fatores de risco

Alguns fatores de risco já são conhecidos para o desenvolvimento do melanoma, porém, a exposição solar sem proteção continua sendo o maior deles.
Conheça alguns fatores de risco para aumentar sua proteção!

  •  Exposição solar: Pessoas que tomaram muito sol ao longo da vida sem proteção adequada e/ou sofreram queimaduras solares, tem maior risco de desenvolver o melanoma.

  • Características da pele: Pessoas com a pele clara, olhos claros, com cabelos loiros ou ruivos proporcionam menos proteção contra os raios UVA e UVB. Peles claras com sardas ou que se queimam facilmente estão em maior risco.
  • Histórico Pessoal: Pessoas que já tiveram melanoma, ou uma lesão pré-cancerosa, câncer de pele de células basais ou escamosas, possuem  mais chances de desenvolver um novo melanoma.
  • Histórico familiar: se um ou mais membros da sua família tiverem sido diagnosticados com melanoma, maior será o risco de você desenvolvê-lo. Portanto o acompanhamento com o dermatologista deve ser feito regularmente e os cuidados com o sol deverão ser redobrados.

  • Pintas Congênitas: Pintas congênitas são conhecidas popularmente como pintas de nascença. Pessoas que possuem pintas congênitas grandes têm um risco aumentado de desenvolver o melanoma.
  • Número elevado de pintas (nevos): pessoas com 50 ou mais pintas  possuem um risco aumentado.
  • Queimaduras solares em uma idade jovem: apenas uma queimadura solar em uma idade jovem duplica suas chances de desenvolver um melanoma.

  • Sistema imunológico enfraquecido: certas doenças ou tratamentos onde ocorre o enfraquecimento do sistema imunológico do paciente, como por exemplo pacientes com órgãos transplantados e portadores de HIV, possuem um risco aumentado de desenvolver o melanoma.
  • Idade: o aumento de diagnósticos de melanoma em adultos jovens tem aumentado nos últimos anos. Quando existe um histórico familiar, as chances de receber um diagnóstico em faixas etárias menores é aumentado.

blog: notícias e artigos

  • De quais cuidados a pele das crianças precisa?
    Quais cuidados os pais precisam ter com a pele dos seus filhos? – Até os seis meses, o filtro solar não é indicado, pois é absorvido com mais facilidade pela delicada pele do bebê. Até essa idade, não deixar a criança exposta diretamente ao sol. Evitar a exposição entre 10h e 16h e, mesmo nos … Continue lendo "De quais cuidados a pele das crianças precisa?"...
  • Por que o bronzeamento artificial aumenta 75% o risco de melanoma?
    O bronzeamento artificial é uma prática proibida do Brasil desde 2009. Um estudo da Organização Mundial de Saúde classificou as câmaras de bronzeamento como um agente altamente carcinogênico, no mesmo patamar que o cigarro.  Os equipamentos emitem radiação UVA, que penetra profundamente na cútis e altera as fibras de colágeno e elastina, provocando diversas alterações … Continue lendo "Por que o bronzeamento artificial aumenta 75% o risco de melanoma?"...
  • Você sabe o que é o melanoma ungueal?
    O melanoma pode surgir em qualquer parte do corpo, inclusive nas unhas. O melanoma ungueal é raro, e representa de 0,7 a 3,5% de todos os casos. Mais frequente em pessoas afrodescendentes e asiáticas, atinge principalmente pacientes de 50 a 70 anos.  A doença raramente causa dor. Pode ocorrer uma deformidade na lâmina ungueal, mas … Continue lendo "Você sabe o que é o melanoma ungueal?"...

Posts por tema

Mídias Sociais