Pesquisar
Close this search box.

Compartilhar está publicação

Confira entrevista com o Dr. Elimar Gomes, médico dermatologista, membro do Grupo Brasileiro de Melanoma e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil. Conversamos com ele sobre o projeto “Juntos Contra o Melanoma”. Leia abaixo e saiba tudo sobre essa iniciativa:

Melanoma Brasil: O que é o Juntos Contra o Melanoma? Como ele surgiu e por quem foi criado? 

Dr. Elimar Gomes: O Juntos Contra o Melanoma é um novo programa de conscientização, idealizado por mim, durante o período que exerci a presidência do Grupo Brasileiro de Melanoma. O programa surgiu com o intuito de estabelecer uma nova referência nas campanhas de conscientização, geralmente concentradas em prevenção primária através de orientações sobre fotoproteção visando reduzir o número de novos casos de melanoma. Todas essas medidas são válidas e absolutamente necessárias, mas precisávamos dar um passo adiante, com foco na prevenção secundária, ou seja, visando a detecção precoce da doença. Para tanto, o programa aposta em ações e workshops educativos voltados para profissionais não médicos que observam frequentemente a pele de seus clientes, tais com cabeleireiros, podólogos e tatuadores, que podem sugerir uma avaliação médica caso encontrem um sinal suspeito, se estiverem devidamente conscientizados.  Um gesto simples, mas que ajuda a salvar vidas, pois o melanoma tem mais de 90% de chances de cura quando descoberto e tratado em suas fases iniciais. Além disso, teremos ações específicas para a população geral com orientações sobre a prevenção, o diagnóstico e o tratamento. Em minha opinião, a disseminação do conhecimento é a maneira mais eficaz de fazer promoção de saúde.

Melanoma Brasil: A primeira ação do programa contou com workshops especializados para orientar profissionais que podem desempenhar papel importante na detecção do melanoma. Já estão programadas novas edições ou o programa será expandido para versões in company em salões de beleza, podologia e estúdios de tatuagem? 

Dr. Elimar Gomes: A primeira edição dos workshops ocorreu no começo de agosto, paralelamente à 12ª Conferência Brasileira de Melanoma, e só foi viabilizada graças à parceria com o Instituto Melanoma Brasil e ao apoio das empresas Roche, Novartis e Dermage.  O evento foi um grande sucesso, muito bem avaliado pelos participantes e muito gratificante para toda a equipe, atualmente composta por 14 médicos e duas psicólogas. Agora vamos iniciar uma nova fase, buscar novos parceiros para outras edições que poderão ser realizadas em grandes eventos da área de beleza e tatuagem, bem como em paralelo a outros eventos do Grupo Brasileiro de Melanoma. Além disso, algumas edições in company em salões de beleza, podologia e estúdios de tatuagem parceiros do programa já estão programadas para os próximos meses.

Melanoma Brasil: Quais outras ações o Juntos Contra o Melanoma está desenvolvendo para disseminar o conhecimento sobre a doença e incentivar a detecção precoce com o público em geral? 

Dr. Elimar Gomes: Além dos workshops de conscientização gratuitos, o Juntos Contra o Melanoma desenvolveu um site (www.juntoscontraomelanoma.com.br)  com informações sobre a doença, sobre prevenção e detecção precoce. O programa também é bastante ativo nas redes sociais, onde dissemina materiais informativos em diferentes formatos. Além disso, estamos preparandos grandes supresas para outros canais de comunicação. Aguardem.

Elimar Gomes – Dermatologista, membro do Grupo Brasileiro de Melanoma e membro do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter