Pesquisar
Close this search box.

Como o vírus do herpes pode ser usado no combate ao melanoma?

Compartilhar está publicação

Você sabia que os vírus podem ajudar a combater o melanoma, o câncer de pele mais perigoso?

Essa é a essência do T-VEC,  modelo terapêutico para combater o câncer desenvolvido a partir de um vírus, com um mecanismo de ação diferente do convencional. Trata-se de uma versão geneticamente  modificada do vírus HSV-1, causador do herpes.  Quando injetado nas lesões de melanoma,  o vírus se multiplica dentro deles, libera uma proteína  que provoca a morte celular e estimula o sistema imunológico a atacar as células cancerosas.

Como se trata de uma versão geneticamente modificada, o vírus não provoca os danos do herpes. Ataca apenas as células cancerosas, e poupa  as sadias. O tratamento consiste em uma série de injeções com o princípio ativo vivo, aplicadas a cada duas semanas, durante seis meses, diretamente nas lesões de melanoma. Os efeitos colaterais são semelhantes aos de uma virose: calafrios, febre e náuseas.

Nos Estados Unidos, o T-VEC é utilizado desde 2016, indicado para os casos de melanoma irresecável nos estágios IIIB, IIIC ou IV. Estudos apontam boa tolerância ao medicamento pelos pacientes. O tratamento ainda não está disponível no Brasil.

Dr. Rodrigo Munhoz, oncologista clínico e integrante do Comitê Científico do Instituto Melanoma Brasil, pontua que a terapia pode funcionar bem em um grupo de pacientes selecionados, que podem receber as injeções intralesionais.

 “Mas talvez a principal perspectiva seja a combinação dessa estratégia com outras formas de imunoterapia, como os agentes anti-PD1, por exemplo”, afirma ele. “Nesse caso, temos resultados bem mais animadores, com perfil de tolerância melhor e menos efeitos colaterais. Esse uso do medicamento está em estudo e pode aumentar o seu benefício”, acredita.   

O T-VEC foi o primeiro modelo terapêutico em uso clínico desenvolvido a partir de um vírus para tratar o melanoma, mas essa estratégia está em estudo há várias décadas. Atualmente,  estão em curso pesquisas que empregam os vírus no combate ao câncer de ovário, bexiga e próstata.

Receba nossa newsletter

Newsletter

Explore outros temas

Eu Senti na Pele

Alessandra Audino

O movimento sempre fez parte da vida de Alessandra Audino. Ela já foi maratonista, triatleta e velejadora de windsurf. Porém, mais de 20 anos atrás,

Instituto Melanoma Brasil

faça sua parte, doe!

Receba nossa newsletter

Siga-nos nas redes sociais

Inscreva-se no canal

© 2024 Melanoma Brasil // Todos os direitos reservados

Seja um voluntário do Instituto

Faça parte do nosso banco de voluntários. Clique abaixo e preencha um formulário com seus dados e entraremos em contato para que você possa participar, com seus talentos, de ações desenvolvidas pelo Melanoma Brasil.

small_c_popup.png

Cadastre-se

Receba nossa newsletter

Newsletter